quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Algo acontece em Sofia...

Parece que Sofia conspira. Certeza que os moradores dessa cidade tem algum plano para atingir algum objetivo.

As calçadas são quebradas; os bueiros ameaçam se abrir em crateras; as ruas são mal iluminadas, mas seguras e bem sinalizadas. Os prédios são locações perfeitas para filmes sobre a II Guerra e/ou os anos com a presença comunista. O nosso "apartamento" ficava em um desses cenários "meio bonito, meio decadente". Lá, funcionavam escritórios de advocacia, consultórios e, desconfio, uma sede da "Trama Nacional Secreta- sessão Sofia".

Quando descíamos do 3º andar para sair do prédio, às vezes, encontrávamos nossos vizinhos. Quando passávamos por eles, a porta era imediatamente fechada e a voz ficava em uma intensidade somente captada por golfinhos. [Mesmo em tom audível, a língua búlgara é indecifrável. A sonoridade me lembrou uns chicletes que estouram na boca, feito estalinhos]. Disfarçando que não estavam nos olhando, sempre "esqueciam" algo e voltavam ao imóvel para deixar a gente passar na frente e fingir que não estavam nos observando melhor. Sei.
Os prédios, como já disse, eram mais ou menos admiráveis. Até seriam, se não tivessem essa aparência de incendiados em um bombardeio. Quando noto isso, Sofia, imediatamente, põe aquele disfarce: das fachadas cinzas se destacam as cores vivas das flores, que ignoram a chegada do outono. "Muito estranho...".




                                                                        Highlights


Presidential Palace


Nevski


Hostel Mostel


2 comentários: