quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Para não dizer que não falei dos outros

Falta pouco para chegarmos na Rússia. Para isso, precisamos atravessar os bálticos. A Lituânia já ficou para trás. Agora, passaremos pela Letônia e Estônia. Bem ligeirinho, como foi a nossa passagem por lá. Também pegamos a walking tour com a "Mala Amarela", aquela mesma de Vilnius.

Blackhead's House: construído em 1344, o prédio abrigava comerciantes germânicos solteiros. A casa começou a ser destruída em 1941. Os soviéticos vieram de voadeira e demoliram tudo em 1948 . De alguma forma, as marcas azuis da construção sobreviveram e, em 2001, foi erguida uma réplica perfeita  para comemorar os 800 anos de Riga.

Freedom Monument: A estátua erguida em 1935 fica no lugar onde já esteve um monumento ao monarca russo Peter O Grande. A senhora aí em cima é conhecida carinhosamente como "Milda" e segura 3 estrelas, que representam as regiões culturais e originais da Letônia. Os soviéticos queriam derrubar a estátua, mas alguém inventou que as estrelas simbolizavam a grandiosidade da Rússia. Eles acreditaram. hihihi

Esqueci o nome dessa igreja, mas ela é toda feita de madeira e já foi destruída vááárias vezes. Uma das mais engraçadas foi quando rolou um tititi danado anunciando a chegada  do Napoleão e suas tropas em Riga. O povo para se defender armou uma estratégia: "quando o Napoleão pisar na cidade, a gente toca o terror, queima todo o subúrbio e essa igreja todinha". Daí, numa noite, o sentinela deu o sinal: "lá vem o baixinhoooo, queimem a igrejaaaaa". E queimaram. Bom, o guarda só podia tá bebâdo, porque Napoleão nunca passou por Riga...
As igrejas ortodoxas são as construções religiosas mais bonitas do mundo inteiro, das que eu conheço até agora, claro. Essa daqui é a Cathedral Ortodoxa Russa. Contaram pra gente que no tempo dos russos queriam demolí-la só por ser uma igreja. Alguém foi lá e convenceu a não fazer isso. Conclusão, transformaram-na em um planetário. Hoje em dia a igreja é igreja mesmo. 

Centro de Riga. Legal eu ter fotografado esses peraltas e não ter fotografado nenhum dos mais de 750 prédios em Art Nouveau na cidade, não é? Mas, acreditem, os prédios são lindos e foram construídos para ser um diferencial da capital letoniana em relação às outras capitais européias. Para ver (e fotografar) uma boa concentração deles fica no Art Nouveau District.


Cidade Velha

Pôr-do sol do Skybar em Riga. Uma das dicas mais furadas do Lonely Planet. Eu lá quero saber de ficar num lugar envidraçado- me deixando ainda mais longe do sol, cheio de wannabe e pagando 10 euros pelo meu drink? Humpf! Pelo menos o drink tava gostoso.

Ceninha no Mercado Central
"Bolo de aniversário do Stalin". Uma coisa que os soviéticos REALMENTE não tinham era bom gosto. Ok. Bom senso também faltou. Esse prédio foi construído no dia do aniversário do Stalin. Pra quê? Para abrigar fazendeiros. Fazendeiros na cidade e em um prédio??Er...não sei.Deixa ele vazio, então. E assim ficou por um tempo. Atualmente, o edifício abriga a Academia de Ciências. E os fazendeiros? deixaram no campo mesmo. Ufa!


Cartazes pintados

Riga Style

Tallin. População: 400 mil habitantes + nós dois em outubro

     
Catedral Alexander Nevsky. Por onde a Rússia Czarista passou deixou uma catedral com esse nome. Construída no século 18 pelo Alexander III. E ó! Nem foi egolatria do czar, não. Ele só tava elogiando o outro Alexander- o tal do Nevsky. Herói nacional no século 13, que expulsou sueco, alemão, uma galera da Rússia.


Town Hall. Construída entre 1371 e 1404, é rodeada por prédios do século 15, em tons pastel. Tão "in".
 
Nenhum prédio pode ser mais alto do que a torre da "prefeitura". Mas só no centro histórico. Saindo dali, a cidade é completamente século XXI. 

Town Council Pharmacy. Essa farmácia é mais velha que o Brasil.hihihi. A fachada é do século XVII, mas ela tá aqui desde 1422. Imagina quantos caboquinhos já não bateram a mesma foto que eu???


Xiii...Esqueci como se brinda na língua desses países...

Nenhum comentário:

Postar um comentário